sábado, 23 de janeiro de 2010

Lista de bairros de Três Lagoas


Bairros
___________________________________________________________________
Três Lagoas possui mais de cinqüenta bairros.


Alto da Boa Vista;
Bela Vista;                              
Centro;
Cinturão Verde;         
Colinos;
Interlagos;
Ipacaray;
Jardim Alvorada;
Jardim Atenas;                                                    
Jardim Brasília;
Jardim Caçula;
Jardim Capilé;
Jardim das Acácias;
Jardim das Paineiras;
Jardim Dourados;
Jardim Flamboyant;
Jardim Glória;
Jardim Guaporé;
Jardim Maristela;
Jardim Mirassol;
Jardim Morumbi;
Jardim Novo Aeroporto;
Jardim Nova Americana;
Jardim Nova Ipanema;
Jardim Oiti;
Jardim Planalto;
Jardim Primavera;
Jardim Rodrigues;
Jardim Santa Júlia;
Jardim Santa Aurélia;
Jardim Vendrell;
JK;
Jupiá;
Lapa;
Nossa Senhora Aparecida;
Nossa Senhora das Graças;
Osmar Dutra;
Paranapungá;
Santa Luzia;
Santa Rita;
Santa Teresinha;
Santo André;
Santos Dumont;
Santos Dumont 2;
São Carlos;
São João;
São Jorge;
Cherogami;
Vila Alegre;
Vila Cardoso;
Vila Carioca;
Vila Guanabara;
Vila Haro;
Vilas Maria 1 e 2;
Vila Nova;
Vilas Piloto 1,2,3,4 e 5;
Vila Popular;
Vila Santana;
Vila Verde;
Vila Viana.


Distritos
_________________________________________________________________________
Arapuá;
Garcias;
Guadalupe do Alto Paraná;
Ilha Comprida;
Três Lagoas (Sede).

Fonte: Wikipedia

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dados Geográficos de Três Lagoas

Densidade populacional, extensão territorial entre outras informações



TRÊS LAGOAS - Cidade das Águas


Aniversário
15 de Junho

Fundação
15 de Junho de 1915

Gentílico
treslagoense

Prefeito(a)
Simone Tebet (PMDB)

LOCALIZAÇÃO

Região
Centro Oeste Mato Grosso do Sul

Limites de fronteira
Oeste: Água Clara
Sul: Brasilândia
Norte: Inocência, Selvíria
Leste: estado de São Paulo

Mesorregião
Leste de Mato Grosso do Sul

Microrregião
Três Lagoas

CARACTERÍSTICAS
Área Total
10.206 km² (2.8579 % do Estado, 0.6377 % da Região e 0.1201 % de todo o território brasileiro)

População 2007
Estimativa: 85.376 habitantes

Densidade
8,36 hab./km²

Clima
Tropical

INDICADORES

Altitude
319 metros

PIB
R$ 1.033.744.000,00 (IBGE/2005)

PIB Per Capita
R$ 12.036,00 (IBGE/2005)

Fonte: PNDU; Wikipédia

História de Três Lagoas


TRÊS LAGOAS

(Cidade das Águas)

Há séculos, antes da colonização pelo homem branco, vivia na região do leste sul-matogrossense, onde hoje se localiza a cidade de Três Lagoas, a tribo indígena dos Ofaié. Um grupo indígena da família Macro-Jê, os Ofaié descendem da civilizações indígenas do Chaco, na Bolívia. Constituíam-se de coletores, caçadores e pescadores, e eram nômades nas terras localizadas entre os hoje denominados Rio Paraná e a Serra de Maracaju. A partir do século XVIII, a região de Três Lagoas e seus habitantes, os Ofaié, passaram a sofrer com as visitas dos bandeirantes paulistas, em excursões para reconhecimento de território. Já em 1829, uma expedição enviada por João da Silva Machado, Barão de Antonieta, e chefiada por Joaquim Francisco Lopes, visando a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Francisco, atravessou o Rio Paraná e fez contato com os índios, que eram dóceis. Em 1830, foi a vez da bandeira de Januário Garcia Leal e outros sertanistas. Nessa mesma época, cria-se o arraial de Sete Fogos, hoje Paranaíba, ao norte da área de Três Lagoas, por José Garcia Leal, acompanhado de seus treze irmãos, suas respectivas famílias, empregados e escravos, fugindo de perseguições políticas. Pecuaristas então se estabeleceram, de lá, até o Rio Sucuriú, ao sul. Os nativos da tribo Ofaié, então, limitaram-se a viver entre o Rio Sucuriú, ao norte, onde se encontravam os pioneiros, e a região do Rio Verde, ao sul.
De meados do século XIX em diante, bandeirantes paulistas, que aos poucos se tornavam fazendeiros pecuaristas fixos, atravessaram o Rio Sucuriú e se estabeleceram na região de Três Lagoas, perseguindo e escravizando os ameríndios nativos. Os Ofaié, que já eram nômades, afastaram-se da região onde se intersectam o Rio Sucuriú e o Rio Paraná, refugiando-se mais ao sul, entre a região do Rio Verde, onde hoje se encontra a cidade de Brasilândia, e a Serra de Maracaju.
Com a implantação das propriedades e a fixação dos marcos de posse, às margens dos rios, os paulistas demarcaram áreas extensas, de tal forma que logo encheram de grandes latifúndios a região, Rio Pardo a dentro, no rumo do Rio Vacaria e do Rio Brilhante, local que tiveram de abandonar momentaneamente com a Guerra do Paraguai. Com o fim dessa guerra, os sertanistas voltaram, reunindo o restante dos rebanhos e novos povoadores, que gradativamente foram espalhando-se pela margem dos ribeirões Palmito, Moeda, Piaba, Pombo, Campo Triste e Brioso. Em 1880 os principais proprietários de terras da região eram João Ferreira de Melo e Januário Garcia Leal, este último remanescente das bandeiras de penetração no Córrego da Moeda e no Taquarussu.
Na segunda metade da década de 1880, chegaram à região de Três Lagoas Protázio Garcia Leal, neto de Januário Garcia Leal e que se instalou na região da Piaba, às margens do Rio Verde, e Antônio Trajano dos Santos, que se instalou na região que chamou de Fazenda das Alagoas, em razão das três grandes lagoas ali existentes. Destacaram-se, também, Necésio Ferreira de Melo, fundando uma propriedade agropastoril que denominou Piaba, em terras banhadas pelo Ribeirão Campo Triste; Antônio Ferreira Bueno, em Serrinha, hoje Garcias; Antônio Paulino, também às margens do Campo Triste; e Luís Correia Neves.
Desta forma, quando em 1909 chegou a ser fundado o acampamento dos engenheiros às margens da Lagoa Maior, na Fazenda das Alagoas, onde hoje é Três Lagoas, devido à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, os Ofaié há quase duas décadas já haviam deixado o local. Em 1910 foi motivada, pelo acampamento de engenheiros, a edificação de várias moradias, desenvolvendo um novo povoado. Já então, a região recebe o influxo de outros migrantes, como o mineiro José Silvério Borges, os baianos Jovino José Fernandes e Francisco Salles da Rocha e o sírio Martinho Rocha.
O distrito foi criado pela lei nº 656 de 12 de junho de 1914 e o município foi criado pela lei nº 706 de 15 de junho de 1915. Comemora-se, em 15 de junho, sua emancipação política.
Durante a ditadura militar, o município de Três Lagoas foi considerado "área de Segurança Nacional". Sendo assim, seus prefeitos eram indicados pelo Governo Federal, e, não, eleitos. Os treslagoenses somente voltaram a eleger seus prefeitos em 1985.
Fonte: Prefeitura Municipal de Três Lagoas; Wikipédia


Presidente do Palmeiras critica árbitro e insinua 'duplo critério'


O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, voltou a causar polêmica ao analisar a arbitragem em jogos do clube. Nesta sexta-feira, ele criticou o árbitro Paulo César de Oliveira pela atuação no empate por 2 a 2 com o Barueri, na noite de quinta, em Presidente Prudente. 

Fonte: AE - Agencia Estado

O que causa a hipersensibilidade dentinária?

Que é hipersensibilidade dentinária?
A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente. A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:


Qual é a causa da hipersensbilidade dentinária?
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:v
Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
Bruxismo ? que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;
Gengivite, que pode causar retração gengival;
Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?
O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:
Use uma escova de cerdas muito macias;
Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;
Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;

O dentista pode:
Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;
Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;
Restaurar as áreas que perderam o esmalte;
No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.
Fonte: Yahoo/Notícias

Uilliam é o novo anjo do BBB 10



O dançarino Uilliam é o novo anjo do BBB 10. O moreno de tranças foi o brother que fez mais arremessos na prova de minibasquete. Também participaram da disputa Fernanda, Alex, Elenita, Michel e Cláudia. Depois da comemoração, Uil aplicou o castigo do monstro nos colegas de confinamento Michel e Fernanda. Até domingo, os dois terão que usar uma fantasia de sapo e, toda vez que trovejar, devem pular em uma lagoa montada na casa.
Vale lembrar que o novo líder é o carioca Carlos, que venceu na noite de quinta-feira, 21, uma prova de perguntas e respostas. Ele indica no domingo quem vai para o paredão. Outro participante deve indicar duas pessoas para votação do público, de acordo com Boninho.
Quem será o abençoado pelo cordão de Uilliam? Acesse o especial do TE CONTEI e confira tudo que rola no BBB 10. Dê uma espiadinha nos comentários de Francine Piaia sobre o jogo.
Fonte: Yahoo/Notícias

Digitalize seus cadernos enquanto escreve

Com a caneta digital é possível guardar imagens digitalizadas de textos, e se desfazer do caderno depois. Guardar cadernos é um problema: as folhas se deterioram, ocupam um espaço e principalmente: não são indexáveis. Para achar um trecho é preciso checar todas as páginas, e às vezes nem assim encontra-se o que queria. Com uma caneta digital, a situação seria diferente: enquanto você escreve – escreve mesmo, com carga normal e substituível, encontrada em papelarias – um receptor reconhece a posição das letras no papel e armazena o texto em uma imagem digitalizada.
E para saber se já dá para trocar sua Bic por uma dessas, testamos a caneta digital da Maxprint. Ela vem num estojinho de metal junto com um receptor recarregável – com capacidade para armazenar até 100 páginas A4 – e um cabo USB , para transferência das imagens digitalizadas.
O uso é bem simples: basta posicionar o receptor no topo da página e utilizar a caneta normalmente. Um software de reconhecimento de escrita ( OCR ) para PC acompanha o kit, e possibilita a conversão da imagem da folha manuscrita em texto digital. Funciona até para letras garranchadas, mas falha em alguns casos, como ao escrever fórmulas matemáticas.
A caneta também tem uma interessante função “mouse”: enquanto o receptor estiver conectado ao PC, é possível usar a caneta como em um tablet, sem necessariamente precisar de uma superfície de apoio – estranhamente, é possível usar a caneta “no ar”.

Funciona em Windows 2000, XP ou Vista.

Vantagem : muito fácil de usar

Desvantagem : não vai converter em texto as suas anotações das aulas de cálculo.

Caneta Digital Maxprint
Quanto : R$350
Site : www.maxprint.com.br

Por Jacqueline Lafloufa

Menino com agulhas deixa hospital após 36 dias

O menino de 2 anos e 8 meses ferido com dezenas de agulhas, em Ibotirama (BA), recebeu alta médica na manhã de hoje do Hospital Ana Neri, na capital baiana, após passar 36 dias internado na unidade. Ele deixou o hospital ao meio-dia e viajou, em avião fretado pelo governo baiano, a Barreiras, no extremo oeste da Bahia, de onde segue para a cidade onde mora. De acordo com a equipe médica do hospital, a criança não precisa mais de intervenções cirúrgicas ou medicamentos, e tem todas as funções orgânicas "normais". "Nossa maior preocupação agora é com a saúde psicológica desse menino", afirma a coordenadora de Cardiologia Pediátrica, Isabel Guimarães. "Elaboramos um programa de acompanhamento ambulatorial e psicológico dessa criança, que vai ser realizado tanto no Hospital Ana Neri quanto no Hospital do Oeste (em Barreiras)." Em 30 dias, está previsto o retorno do menino para Salvador, para passar por uma bateria de exames. Segundo Isabel, as três cirurgias realizadas no menino removeram todas as agulhas que haviam sido inseridas inteiras na criança - total de 22. "Havia também diversos fragmentos de agulhas, dos quais cinco continuam no corpo do menino, mas que não oferecem nenhum tipo de risco à saúde dele", afirma.
Fonte: Yahoo/Notícias