quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEMEC divulga resultado do 1º concurso de quadrilha entre as escolas municipais

A SEMEC divulgou nesta quarta-feira (28) o resultado do 1º concurso de quadrilha realizado no último dia 10 de julho (sábado) no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha, entre as escolas da Rede Municipal de ensino.
A escola Municipal Ramez Tebet, ocupou a primeira posição, e a segunda e terceira posição, foram ocupadas respectivamente pela escola São João e Maria Eulália.
No dia 9 (sexta-feira) a festa julina teve início com os Centros de Educação Infantil - CEI’s, no mesmo local, com danças e animações tradicionais das festas juninas e julinas.

Confira a classificação geral:

1º E.M. PROF. RAMEZ TEBET
2º E.M. SÃO JOÃO
3º E.M. MARIA EULÁLIA
4º E.M. JOAQUIM MARQUES
5º E.M. FLAUSINA DE ASSUNÇÃO MARINHO
6º E.M. MARLENE NORONHA
7º E.M. OLYNTO MANCINI
8º E.M. EUFROSINA PINTO
9º E.M. GENERAL NELSON CUSTÓDIO
10º E.M. PARQUE SÃO CARLOS
11º E.M. MARIA DE LOURDES
12º E.M. FILINTO MÜLLER
13º E.M. GENTIL RODRIGUES

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Escola Ramez Tebet encerra semestre com apresentações de oficinas

Atividades em período integral refletem resultados positivos com os alunos

Os alunos da Escola Municipal Professor Ramez Tebet se reuniram na manhã desta quinta-feira (8) para o encerramento das atividades do 1º semestre de 2010. Com apresentações de oficinas de música, judô, teatro, capoeira e dança, os alunos mostraram suas habilidades desenvolvidas durante o semestre, mais precisamente desde o dia 15 de abril, quando a escola passou a funcionar em período integral.

De acordo com a diretora da escola, Raquel Moreira de Souza, são no total 540 alunos matriculados do 1º ao 5º ano. As oficinas funcionam no contra turno escolar, das quais participam 300 alunos. Além das já citadas, a escola também desenvolve oficinas de matemática, hora da tarefa, leitura, artes, multimídia, informática e xadrez. “Nem todos os alunos participam das oficinas por opção dos pais ou por morarem longe, em fazendas, aí ficam impossibilitados”, explicou Raquel.

A diretora também ressaltou que acredita na proposta das atividades em período integral e que as crianças vêm demonstrando resultados positivos, prova da dedicação de professores e empenho dos alunos. “Todas as atividades são desenvolvidas com todas as crianças. Elas participam ativamente e se empenham bastante em todas as oficinas. E o sucesso vem daí: crianças interessadas e dedicação dos professores em fazer com vontade”, afirmou Raquel Moreira.

Alguns alunos, nesses três meses de escola em período integral, se destacaram em algumas oficinas, como é o caso de Ana Paula Camilo dos Santos, de 10 anos, estudante do 5º ano, que diz gostar muito da oficina de música. “Quando a gente começa a fazer o que gosta se interessa mais por tudo. A gente percebe que a vida de criança não é só brincar, tem que ajudar a mãe em casa, se dedicar nos estudos” disse com relação às atividades. Ao falar da música, a aluna confessou sua paixão: “Desde que comecei a fazer a oficina de música, fica sempre uma coisa boa no meu coração”.


Festa julina


As atividades de encerramento do 1º semestre letivo de 2010 têm sequência nesta sexta-feira (9) com a festa julina da escola Ramez Tebet, com a participação dos 540 alunos, das 7h30 às 11h
 
Fonte: Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 28 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA

O professor Luiz Octavio estudou música desde a juventude com o professor Alfredo Eloi, que lhe ensinou a ler partitura. O maestro Tertuliano de Lima lhe ensinou a tocar trombone, isso no início do ano de 1962;

Luiz participou da banda Santa Cecília regida pelo maestro Tertuliano, e tocava todos os domingos no coreto na praça da Bandeira como era conhecida, hoje Senador Ramez Tebet.

Luiz teve o primeiro emprego como profissional de música no ano de 1969, contratado pela Cesp, para ser assessor do maestro Hélio Engoln. Que veio de São Paulo para ensinar música e canto aos filhos das famílias que trabalhavam na barragem de Jupiá, e formar banda de música e coral, o que foi feito.

No ano de 2009, Luiz completou 40 anos de músico e trabalhou em várias escolas municipais.

Formou o coral Vozes Orfeônicas da escola municipal Parque São Carlos; Coral Carlos Gomes do pelotão mirim do exército; O coral renascer com as detentas da unidade penal. Presídio feminino de Três Lagoas.

Fez três palestras sobre música sendo na APAE. Na ordem Rosa Cruz. E no conservatório de Três Lagoas, Publicou a História da Música em dois jornais da cidade. Recebeu uma moção de congratulação votada pela câmara de vereadores, por serviços prestados em prol da musica; um diploma de amigo do Exército, uma medalha da Secretaria de Assistência Social e várias honrarias pela dedicação e divulgação do ensino da música nas escolas e entidades públicas

terça-feira, 18 de maio de 2010

OFICINA DE MATEMÁTICA

RECEITA MALUCA

Aprenda Frações Brincando

Que tal uma receita maluca para aprender frações?

Desde muito cedo as crianças fazem “BOLINHO DE TERRA”, nós alunos da Escola Municipal Prof. Ramez Tebet, do 5º ano C , juntamente com a professora Márcia, da sala de Oficina de Matemática, também fizemos.







                                   
Foi apresentado para os alunos, vários ingredientes e utensílios com as embalagens verdadeiras, mas o conteúdo trocado, quando era adicionada a receita, a surpresa era geral.



Utilizamos as medidas necessárias na forma de fração, e prestando muita atenção nas quantidades de cada ingrediente, para não colocar, nem a mais, nem a menos.

Tivemos várias medidas fracionárias e inteiras, podendo fazer comparações entre elas, utilizamos vários utensílios para as medidas (copo, garrafa, xícara, colher) variando a quantidade determinada do ingrediente de acordo com a fração.
Cada aluno teve sua participação e o aprendizado foi muito rico, pois, vivenciaram o que estavam estudando.

A criatividade do Professor, com a participação dos alunos faz da matemática uma disciplina agradável, e facilita a aprendizagem.
 

Gostosa de aprender!




 

Prof. Márcia A. Crevellaro Gaiotto



sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prefeita Márcia visita escola Ramez Tebet

A escola é a primeira do município a receber os alunos em tempo integral


A prefeita Márcia Moura (PMDB) visitou na manhã desta sexta-feira (14) a Escola Municipal Professor Ramez Tebet, que no dia 15 de março iniciou as atividades em período integral com 281 dos 521 alunos matriculados.

Como as aulas em período integral, estão em fase experimental os alunos integraram ao sistema com a autorização dos pais. Os alunos que os pais não autorizaram continuam estudando em período normal.

Márcia visitou todas as oficinas e as salas de aulas. As oficinas são divididas em hora da tarefa, leitura, matemática lúdica, informática, música, dança, dama, xadrez, judô, capoeira, artes, teatro, meio ambiente e multimídia.

“A escola de tempo integral tem o objetivo de elevar a qualidade do ensino, ampliando as áreas do conhecimento dessas crianças”, disse a prefeita.

Os alunos em período integral estudam das 7h às 16h30 e recebem na escola três refeições, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A PRIMEIRA ESCOLA INTEGRAL DO MUNICÍPIO

                  A Escola Municipal Prof. Ramez Tebet, localizada na periferia do município de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul atende atualmente 529 estudantes, sendo 230 no período regular matutino e 299 em período integral, apresenta hoje características exclusivas. A unidade comporta 2 salas de educação Infantil (Pré II); 3 salas de 1º ano; 5 salas de 2º ano; 5 salas de 3º ano; 4 salas de 4º ano e 3 salas de 5º ano.
                 Desde o último dia 15 de março de 2010, iniciamos o Projeto Escola de Tempo Integral, com o objetivo de elevar a qualidade do ensino, ampliar a área do conhecimento do nosso aluno, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas bem como atender o aluno com defasagem de aprendizagem, estendendo o seu período de permanência no ambiente escolar, onde este frequenta a aula em um turno e participa em outro turno de atividades complementares com as seguintes oficinas:

               1) Oficina “Hora da Tarefa“ - momento de apoio para o aluno consolidar os conteúdos apresentados em sala, de forma agradável, prazerosa, tornando constante sua aprendizagem;

               2) Oficina de “Leitura“ - o incentivo á leitura deve ser estimulado na infância, para que o aluno aprenda desde pequeno que ler é uma ação além de importante para enriquecer o vocabulário, obter o conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação;

              3) Oficina de “Matemática“ - a utilização de atividades lúdicas na matemática proporciona o desenvolvimento do senso crítico, investigador com uma melhor compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da matemática;

              4) Oficina de “Informática“ - proporciona ás crianças o contato com a tecnologia, é de extrema importância. Através de jogos, pesquisas, atividades on-line, a criança é instigada a pensar e agir, utilizando-se da máquina como um acessório de grande valia para o desenvolvimento de sua aprendizagem;

             5) Oficina de “Música“ - possibilita a formação de uma identidade musical, como forma de expressão coletiva que favorece o desenvolvimento da socialização as atividades de musicalização permitem que os alunos conheçam melhor a sinfonia, contribuindo para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social;

            6) Oficina de “Dança“ - em condições dentro do aspecto interdisciplinar, movimento expressivo, da sensibilidade como do conhecimento sócio cultural nas criança;

            7) Oficina de “Dama e Xadrez“ - auxilia no desenvolvimento de habilidade, estimulando a atenção a concentração e a consciência de responsabilidade e causalidade e o pensamento lógico, através do lúdico;

            8) Oficinas de “Judô e Capoeira“ - estão interligadas na formação da integridade, formação como no desenvolvimento motor, no equilíbrio, agilidade e auto-controle;

           9) Oficina de “Artes“ - desenvolvimento as capacidades e habilidades de aprendizagem através da arte manuais e como também da criatividade e do senso estético;

          10) Oficina de “Teatro“ - beneficia a educação de nossos alunos na memorização, a cultura para o conhecimento pessoal;

          11) Oficina de “Meio Ambiente“ - propõe reflexões, atitudes e atividades que levam o aluno, a qualidade de vida e á preocupação com o equilíbrio ambiental, conscientizando-se da importância de hábitos corretos na preservação e conservação de recursos naturais.

           Objetivos

  • Oportunizar nossos educandos na participação de atividades complementares como aulas de capoeira, judô, teatro, música, dança, informática, dama e xadrez; 
  • Possibilitar aos nossos educandos o acesso a um acervo maior de livros, jogos que estimulem o enriquecimento do senso crítico, investigador, raciocínio, escrita e interpretação; 
  • Proporcionou a melhoria da qualidade de ensino, e a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais, esportivas e educacionais.

             

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Câmara aprova 7,72% para aposentadorias e fim do fator previdenciário

O Plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (04/5), 7,72% de reajuste para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo. O índice foi incluído na Medida Provisória 475/09 por meio de emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e corresponde à inflação acumulada pelo INPC mais 80% da variação do PIB de 2008 para 2009. Os deputados aprovaram também, por 323 votos a 80 e 2 abstenções, a emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. A MP segue para o Senado.


O fator previdenciário é uma fórmula que reduz, na maioria das vezes, os valores dos benefícios da Previdência em relação ao salário de contribuição. Em alguns casos, porém, o cálculo é favorável ao trabalhador. O fator foi criado pela Lei 9876/99 com o objetivo de incentivar o trabalhador a contribuir por mais tempo para a Previdência — reduzindo, a médio prazo, o déficit do setor.

A emenda de Coruja havia sido retirada de tramitação preliminarmente pelo presidente Michel Temer, que considerou o tema estranho à MP. Entretanto, na semana passada o Plenário aprovou um recurso para permitir a sua análise pelo relator, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Ao defender sua emenda, Coruja argumentou que deixar a discussão do tema para depois só faria o debate se prolongar desnecessariamente. "É preciso acabar com o fator previdenciário, que prejudica milhões de trabalhadores", disse o deputado.

As duas emendas puderam ser votadas depois da rejeição do parecer de Vaccarezza contrário a elas e a outras que propunham índices maiores.

Reajuste proporcional

O reajuste de 7,72% é retroativo a 1º de janeiro deste ano, mas, para as aposentadorias concedidas a partir de março de 2009, ele será concedido proporcionalmente à data de início do pagamento.

Dessa forma, por exemplo, o reajuste para aquelas aposentadorias que começaram a ser pagas em dezembro de 2009 será de 3,58%.

Veto

Inicialmente, a MP 475/09 reajustava os benefícios acima de um mínimo em 6,14%. Depois de negociações, o líder do governo admitiu aumentar o índice para 7%, mas não conseguiu unificar os partidos da base aliada em torno desse número.

Segundo Vaccarezza, se os 7,72% permanecerem no Senado o presidente Lula vetará o índice. Vaccarezza explicou que, em caso de veto total à proposta, o reajuste das aposentadorias será de apenas 3,52%, a não ser que o presidente edite uma nova MP. Esse índice equivale à correção das perdas inflacionárias.

Ele disse que o governo nunca se recusou a discutir o assunto com o Congresso e os aposentados, mas lamentou que líderes partidários que antes concordavam com 7% tenham passado a apoiar 7,72%. "Não são os 7,72% que vão recuperar as perdas dos aposentados. Vamos debater a continuidade da recuperação do poder aquisitivo no Orçamento de 2011", disse o relator.

Vaccarezza retirou do texto a regra de reajuste para o próximo ano, que previa o INPC mais 50% da variação do PIB. Esse critério tornou-se inócuo porque o PIB variou negativamente em 0,2% de 2009 para 2010.

Reajuste maior ainda

Antes de aprovar os 7,72%, o Plenário rejeitou, por 193 votos a 166 e 1 abstenção, a emenda do deputado José Maia Filho (DEM-PI) que propunha um reajuste de 8,77%.

Esse percentual equivale à inflação medida pelo INPC mais 100% da variação do PIB de 2008 para 2009.

Segundo o líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), os aposentados tiveram os seus rendimentos achatados durante muitos anos e a recuperação não foi prioridade do governo. "Defendemos 8,77%, mas o que é mais difícil é saber se determinado reajuste é muito ou não, porque não há transparência na gestão das contas da Previdência", disse.

fonte: Agência Câmara

quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Fator Previdenciário é o câncer do trabalhador", diz líder do FST

Repercutiu de forma positiva em Brasília o pronunciamento de José Augusto da Silva Filho, coordenador nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), durante reunião realizada nesta terça-feira para novamente discutir o reajuste dos aposentados. Em tom de cobrança, sua fala foi firme e exigiu atitudes mais concretas dos parlamentares.
"Estamos dando lambuja ao Governo porque ainda não resolvemos o grave problema do Fator Previdenciário, que é o grande câncer do trabalhador", declarou José Augusto.
Segundo ele, com o passar do tempo, o reajuste que está prestes a ser aprovado também será corroído pelo fator previdenciário. "Aumento de 7,7% é o mínimo, um pequeno presente aos aposentados", analisou o sindicalista.
Notando um leve vacilo nos deputados e senadores quanto à manutenção do índice reivindicado, José Augusto pôs a boca no trombone: "Esse acordo é irreversível. Que líderes sindicais nós somos? Não tem que ter medo não. É botar para votar e pronto. As lideranças são decisivas neste momento", concluiu José Augusto.
Sua fala mexeu com os brios dos deputados e suas bancadas, que coincidentemente duas horas depois aprovaram na sessão da Câmara um recurso do PPS para permitir que uma emenda apresentada pelo líder Fernando Coruja à MP 475/09 possa ser analisada junto com a proposta do reajuste de 7,71%. Essa emenda acaba com o fator previdenciário.
Fonte: Site Fim do fator previdenciário



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Horário de verão termina à zero hora do próximo domingo

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora

Depois de 126 dias, o horário verão termina à zero hora do próximo domingo (21). O moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. Em outubro, ao decretar o horário de verão, o governo estimou que a economia de energia chegaria a 5% nos horários de pico de consumo.

Um decreto presidencial determinou, a partir deste ano, o período exato em que o horário diferenciado vai vigorar: começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará sempre no terceiro domingo de fevereiro.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a idéia do horário de verão surgiu nos Estados Unidos, cem anos antes da Conferência de Washington de 1884, com o fim de aproveitar a luz natural o mais possível durante os dias mais longos do ano. conceito.

O Brasil começou a adotar o horário de verão em 1931/1932. Até 1967, o horário era decretado esporadicamente e sem um critério científico mais apurado. Depois, ficou 18 anos suspenso e só voltou no verão 1985/86, motivado por um racionamento de energia em função de baixa nos reservatórios das hidrelétricas.

“Outros países também fazem mudança na hora legal para aproveitar a maior luminosidade no período primavera-verão, a exemplo do que acontece na União Europeia, nos Estados Unidos, Canadá e Rússia”, informa a Aneel.
Autor:Agência Brasil

Receita Federal libera consulta a lote da malha fina de 2006

O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de quarta-feira (24), com correção de 43,28%, correspondente à variação da taxa Selic.

A Receita Federal libera hoje (17) da malha fina um lote de restituições do Imposto de Renda de 2006. Foram incluídos no lote 24.206 contribuintes. Desse total, 14.946 tiveram imposto a pagar, no valor de R$ 32.040.279,21. Com direito à restituição são 4.128 contribuintes, que receberão R$ 9.048.214,67. Outros 5.132 não tiveram imposto a pagar nem a restituir.

Amanhã (18), será liberada a consulta a um lote de 2007. Saíram da malha fina 30.621 contribuintes, sendo que 16.495 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 29.521.627,58. Com direito `à restituição são 6.047 contribuintes, que receberão um montante de R$ 14.123.667,64. Não tiveram imposto a pagar nem a restituir 8.079 contribuintes. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do dia 25 deste mês e terá correção de 30,29%.

Já estão disponíveis para consulta dois lotes de declarações. Este ano, até o dia 12, foram liberados sete lotes residuais, dois deles das declarações de 2009 e 2008. Um dos lotes é de 2004, com 15 contribuinte: dois tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 1.358,12, e 13 receberão um montante de R$ 104.902,53. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de segunda-feira (22), com correção de 76,15%.

Outro lote disponível é de 2005 e contém 2.301 contribuintes, 638 com imposto a pagar, totalizando R$ 1.892.774,42. Com restituição há 1.362 contribuintes, que receberão um totaal de R$ 3.082.419,92, e há 301 contribuintes que não tiveram imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de terça-feira (23), com correção de 60,38%.

Para saber se está em um dos lotes, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/) ou ligar para o Receitafone 146, informando o número do CPF. A Receita informa ainda que caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode se dirigir ou ligar para uma das agências do Banco do Brasil - 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) - para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na página da Receita na internet. A consulta ao extrato de processamento da declaração também poderá ser feita na internet.
Fonte: Agência Brasil

Arnaldo lamenta demora na votação do projeto sobre Fator Previdenciário

Um dos maiores defensores do fim do Fator Previdenciário, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados no dia 10/02, questionou a demora pela votação do projeto.
“O fim do fator está pronto para ser votado aqui, em plenário. Eu fiquei assustado com a informação de que o Governo não quer votar esse projeto por ser ano eleitoral. Ora, se não quer votá-lo porque é ano eleitoral, isso prova que o projeto é bom. Então, ele tem de ser apreciado e votado”, criticou Arnaldo.
Para o petebista, este projeto é de fundamental importância principalmente para as pessoas que estão aguardando a votação do mesmo para se aposentar. “Tenho certeza de que a supressão do fator previdenciário é a expectativa de muitos que estão perto da sua aposentadoria e aguardam há alguns meses para entrar ou não com a aposentadoria”.
Faria de Sá lamentou a hipótese do Governo estar contra o fim do fator e sugeriu aos interessados pela aposentadoria agora, que entrem com pedido logo e depois briguem pela retroatividade do projeto. “Para não perderem mais tempo, é melhor que entrem com a aposentadoria e depois vão brigar para que, se aprovado o fim do fator, seja ele retroativo e aqueles que tiverem prejuízo — cerca de 30% a 40%, no caso de homens, e 50%, se mulher — possam recuperar as perdas”, explicou o deputado.

Fonte: Agência Trabalhista de Notícias

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aposentados querem aproveitar ano eleitoral para pressionar Congresso

O ano de 2010 mal começou e aposentados de todo o país já iniciam mobilizações Brasil afora visando chamar atenção para a causa. No último dia 24/01, um abraço em torno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, depois uma paralisação trancando a Via Dutra, além de um abraço em torno da Igreja do Bonfim, em Salvador já dão sinal de luta dos aposentados; luta necessária neste ano para que o Congresso aprove as matérias de interesse dos aposentados.
O reajuste de 6,24% nas aposentadorias maiores que um salário mínimo, concedido após Medida Provisória do governo federal, descontentou aposentados de todo o país que esperavam, ao menos, algo que se comparasse ao reajuste do salário mínimo, de 10%.
Temos de aproveitar o fato de 2010 ser um ano eleitoral para pressionar de forma mais forte deputados e senadores, para que votem projetos em favor da classe. Esse ano é ano que os políticos se tornam mais sensíveis. Vamos fazer pressão logo na reabertura dos trabalhos do Congresso, 2010 é um ano propício com aspirantes a um cargo político de todo o país visando obter compromisso dos candidatos do pleito deste ano.
Com o fim do recesso parlamentar e a volta dos trabalhos, na segunda-feira, dia 08/02, temos que iniciar a pressão já na primeira sessão do ano, levando vários aposentados para pressionar os parlamentares.

Fonte: Agência Trabalhista de Notícias com informações do portal Aqui Sudoeste.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Lista de bairros de Três Lagoas


Bairros
___________________________________________________________________
Três Lagoas possui mais de cinqüenta bairros.


Alto da Boa Vista;
Bela Vista;                              
Centro;
Cinturão Verde;         
Colinos;
Interlagos;
Ipacaray;
Jardim Alvorada;
Jardim Atenas;                                                    
Jardim Brasília;
Jardim Caçula;
Jardim Capilé;
Jardim das Acácias;
Jardim das Paineiras;
Jardim Dourados;
Jardim Flamboyant;
Jardim Glória;
Jardim Guaporé;
Jardim Maristela;
Jardim Mirassol;
Jardim Morumbi;
Jardim Novo Aeroporto;
Jardim Nova Americana;
Jardim Nova Ipanema;
Jardim Oiti;
Jardim Planalto;
Jardim Primavera;
Jardim Rodrigues;
Jardim Santa Júlia;
Jardim Santa Aurélia;
Jardim Vendrell;
JK;
Jupiá;
Lapa;
Nossa Senhora Aparecida;
Nossa Senhora das Graças;
Osmar Dutra;
Paranapungá;
Santa Luzia;
Santa Rita;
Santa Teresinha;
Santo André;
Santos Dumont;
Santos Dumont 2;
São Carlos;
São João;
São Jorge;
Cherogami;
Vila Alegre;
Vila Cardoso;
Vila Carioca;
Vila Guanabara;
Vila Haro;
Vilas Maria 1 e 2;
Vila Nova;
Vilas Piloto 1,2,3,4 e 5;
Vila Popular;
Vila Santana;
Vila Verde;
Vila Viana.


Distritos
_________________________________________________________________________
Arapuá;
Garcias;
Guadalupe do Alto Paraná;
Ilha Comprida;
Três Lagoas (Sede).

Fonte: Wikipedia

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dados Geográficos de Três Lagoas

Densidade populacional, extensão territorial entre outras informações



TRÊS LAGOAS - Cidade das Águas


Aniversário
15 de Junho

Fundação
15 de Junho de 1915

Gentílico
treslagoense

Prefeito(a)
Simone Tebet (PMDB)

LOCALIZAÇÃO

Região
Centro Oeste Mato Grosso do Sul

Limites de fronteira
Oeste: Água Clara
Sul: Brasilândia
Norte: Inocência, Selvíria
Leste: estado de São Paulo

Mesorregião
Leste de Mato Grosso do Sul

Microrregião
Três Lagoas

CARACTERÍSTICAS
Área Total
10.206 km² (2.8579 % do Estado, 0.6377 % da Região e 0.1201 % de todo o território brasileiro)

População 2007
Estimativa: 85.376 habitantes

Densidade
8,36 hab./km²

Clima
Tropical

INDICADORES

Altitude
319 metros

PIB
R$ 1.033.744.000,00 (IBGE/2005)

PIB Per Capita
R$ 12.036,00 (IBGE/2005)

Fonte: PNDU; Wikipédia

História de Três Lagoas


TRÊS LAGOAS

(Cidade das Águas)

Há séculos, antes da colonização pelo homem branco, vivia na região do leste sul-matogrossense, onde hoje se localiza a cidade de Três Lagoas, a tribo indígena dos Ofaié. Um grupo indígena da família Macro-Jê, os Ofaié descendem da civilizações indígenas do Chaco, na Bolívia. Constituíam-se de coletores, caçadores e pescadores, e eram nômades nas terras localizadas entre os hoje denominados Rio Paraná e a Serra de Maracaju. A partir do século XVIII, a região de Três Lagoas e seus habitantes, os Ofaié, passaram a sofrer com as visitas dos bandeirantes paulistas, em excursões para reconhecimento de território. Já em 1829, uma expedição enviada por João da Silva Machado, Barão de Antonieta, e chefiada por Joaquim Francisco Lopes, visando a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Francisco, atravessou o Rio Paraná e fez contato com os índios, que eram dóceis. Em 1830, foi a vez da bandeira de Januário Garcia Leal e outros sertanistas. Nessa mesma época, cria-se o arraial de Sete Fogos, hoje Paranaíba, ao norte da área de Três Lagoas, por José Garcia Leal, acompanhado de seus treze irmãos, suas respectivas famílias, empregados e escravos, fugindo de perseguições políticas. Pecuaristas então se estabeleceram, de lá, até o Rio Sucuriú, ao sul. Os nativos da tribo Ofaié, então, limitaram-se a viver entre o Rio Sucuriú, ao norte, onde se encontravam os pioneiros, e a região do Rio Verde, ao sul.
De meados do século XIX em diante, bandeirantes paulistas, que aos poucos se tornavam fazendeiros pecuaristas fixos, atravessaram o Rio Sucuriú e se estabeleceram na região de Três Lagoas, perseguindo e escravizando os ameríndios nativos. Os Ofaié, que já eram nômades, afastaram-se da região onde se intersectam o Rio Sucuriú e o Rio Paraná, refugiando-se mais ao sul, entre a região do Rio Verde, onde hoje se encontra a cidade de Brasilândia, e a Serra de Maracaju.
Com a implantação das propriedades e a fixação dos marcos de posse, às margens dos rios, os paulistas demarcaram áreas extensas, de tal forma que logo encheram de grandes latifúndios a região, Rio Pardo a dentro, no rumo do Rio Vacaria e do Rio Brilhante, local que tiveram de abandonar momentaneamente com a Guerra do Paraguai. Com o fim dessa guerra, os sertanistas voltaram, reunindo o restante dos rebanhos e novos povoadores, que gradativamente foram espalhando-se pela margem dos ribeirões Palmito, Moeda, Piaba, Pombo, Campo Triste e Brioso. Em 1880 os principais proprietários de terras da região eram João Ferreira de Melo e Januário Garcia Leal, este último remanescente das bandeiras de penetração no Córrego da Moeda e no Taquarussu.
Na segunda metade da década de 1880, chegaram à região de Três Lagoas Protázio Garcia Leal, neto de Januário Garcia Leal e que se instalou na região da Piaba, às margens do Rio Verde, e Antônio Trajano dos Santos, que se instalou na região que chamou de Fazenda das Alagoas, em razão das três grandes lagoas ali existentes. Destacaram-se, também, Necésio Ferreira de Melo, fundando uma propriedade agropastoril que denominou Piaba, em terras banhadas pelo Ribeirão Campo Triste; Antônio Ferreira Bueno, em Serrinha, hoje Garcias; Antônio Paulino, também às margens do Campo Triste; e Luís Correia Neves.
Desta forma, quando em 1909 chegou a ser fundado o acampamento dos engenheiros às margens da Lagoa Maior, na Fazenda das Alagoas, onde hoje é Três Lagoas, devido à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, os Ofaié há quase duas décadas já haviam deixado o local. Em 1910 foi motivada, pelo acampamento de engenheiros, a edificação de várias moradias, desenvolvendo um novo povoado. Já então, a região recebe o influxo de outros migrantes, como o mineiro José Silvério Borges, os baianos Jovino José Fernandes e Francisco Salles da Rocha e o sírio Martinho Rocha.
O distrito foi criado pela lei nº 656 de 12 de junho de 1914 e o município foi criado pela lei nº 706 de 15 de junho de 1915. Comemora-se, em 15 de junho, sua emancipação política.
Durante a ditadura militar, o município de Três Lagoas foi considerado "área de Segurança Nacional". Sendo assim, seus prefeitos eram indicados pelo Governo Federal, e, não, eleitos. Os treslagoenses somente voltaram a eleger seus prefeitos em 1985.
Fonte: Prefeitura Municipal de Três Lagoas; Wikipédia


Presidente do Palmeiras critica árbitro e insinua 'duplo critério'


O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, voltou a causar polêmica ao analisar a arbitragem em jogos do clube. Nesta sexta-feira, ele criticou o árbitro Paulo César de Oliveira pela atuação no empate por 2 a 2 com o Barueri, na noite de quinta, em Presidente Prudente. 

Fonte: AE - Agencia Estado

O que causa a hipersensibilidade dentinária?

Que é hipersensibilidade dentinária?
A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente. A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:


Qual é a causa da hipersensbilidade dentinária?
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:v
Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
Bruxismo ? que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;
Gengivite, que pode causar retração gengival;
Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?
O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:
Use uma escova de cerdas muito macias;
Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;
Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;

O dentista pode:
Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;
Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;
Restaurar as áreas que perderam o esmalte;
No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.
Fonte: Yahoo/Notícias

Uilliam é o novo anjo do BBB 10



O dançarino Uilliam é o novo anjo do BBB 10. O moreno de tranças foi o brother que fez mais arremessos na prova de minibasquete. Também participaram da disputa Fernanda, Alex, Elenita, Michel e Cláudia. Depois da comemoração, Uil aplicou o castigo do monstro nos colegas de confinamento Michel e Fernanda. Até domingo, os dois terão que usar uma fantasia de sapo e, toda vez que trovejar, devem pular em uma lagoa montada na casa.
Vale lembrar que o novo líder é o carioca Carlos, que venceu na noite de quinta-feira, 21, uma prova de perguntas e respostas. Ele indica no domingo quem vai para o paredão. Outro participante deve indicar duas pessoas para votação do público, de acordo com Boninho.
Quem será o abençoado pelo cordão de Uilliam? Acesse o especial do TE CONTEI e confira tudo que rola no BBB 10. Dê uma espiadinha nos comentários de Francine Piaia sobre o jogo.
Fonte: Yahoo/Notícias

Digitalize seus cadernos enquanto escreve

Com a caneta digital é possível guardar imagens digitalizadas de textos, e se desfazer do caderno depois. Guardar cadernos é um problema: as folhas se deterioram, ocupam um espaço e principalmente: não são indexáveis. Para achar um trecho é preciso checar todas as páginas, e às vezes nem assim encontra-se o que queria. Com uma caneta digital, a situação seria diferente: enquanto você escreve – escreve mesmo, com carga normal e substituível, encontrada em papelarias – um receptor reconhece a posição das letras no papel e armazena o texto em uma imagem digitalizada.
E para saber se já dá para trocar sua Bic por uma dessas, testamos a caneta digital da Maxprint. Ela vem num estojinho de metal junto com um receptor recarregável – com capacidade para armazenar até 100 páginas A4 – e um cabo USB , para transferência das imagens digitalizadas.
O uso é bem simples: basta posicionar o receptor no topo da página e utilizar a caneta normalmente. Um software de reconhecimento de escrita ( OCR ) para PC acompanha o kit, e possibilita a conversão da imagem da folha manuscrita em texto digital. Funciona até para letras garranchadas, mas falha em alguns casos, como ao escrever fórmulas matemáticas.
A caneta também tem uma interessante função “mouse”: enquanto o receptor estiver conectado ao PC, é possível usar a caneta como em um tablet, sem necessariamente precisar de uma superfície de apoio – estranhamente, é possível usar a caneta “no ar”.

Funciona em Windows 2000, XP ou Vista.

Vantagem : muito fácil de usar

Desvantagem : não vai converter em texto as suas anotações das aulas de cálculo.

Caneta Digital Maxprint
Quanto : R$350
Site : www.maxprint.com.br

Por Jacqueline Lafloufa

Menino com agulhas deixa hospital após 36 dias

O menino de 2 anos e 8 meses ferido com dezenas de agulhas, em Ibotirama (BA), recebeu alta médica na manhã de hoje do Hospital Ana Neri, na capital baiana, após passar 36 dias internado na unidade. Ele deixou o hospital ao meio-dia e viajou, em avião fretado pelo governo baiano, a Barreiras, no extremo oeste da Bahia, de onde segue para a cidade onde mora. De acordo com a equipe médica do hospital, a criança não precisa mais de intervenções cirúrgicas ou medicamentos, e tem todas as funções orgânicas "normais". "Nossa maior preocupação agora é com a saúde psicológica desse menino", afirma a coordenadora de Cardiologia Pediátrica, Isabel Guimarães. "Elaboramos um programa de acompanhamento ambulatorial e psicológico dessa criança, que vai ser realizado tanto no Hospital Ana Neri quanto no Hospital do Oeste (em Barreiras)." Em 30 dias, está previsto o retorno do menino para Salvador, para passar por uma bateria de exames. Segundo Isabel, as três cirurgias realizadas no menino removeram todas as agulhas que haviam sido inseridas inteiras na criança - total de 22. "Havia também diversos fragmentos de agulhas, dos quais cinco continuam no corpo do menino, mas que não oferecem nenhum tipo de risco à saúde dele", afirma.
Fonte: Yahoo/Notícias